Uso do monitor cardíaco nas aulas de Ciclismo Indoor

Publicado em 26/08/2013

Monitor cardíaco| Também chamado de frequencímetro, é um equipamento portátil que mede e apresenta, em tempo real, a frequência cardíacade uma pessoa. Composto de uma cinta transmissora e um relógio receptor. Funciona com o praticante de atividade física usando a cinta transmissora em volta do peitoral e o receptor como um relógio de pulso digital. Durante a atividade, a cinta transmissora capta o sinal eletrocardiográfico (sinal elétrico proveniente do funcionamento do coração) e o transmite em tempo real para o receptor no pulso, que exibe a informação.
Bem utilizado é uma ferramenta extremamente útil, sendo muito usado por quem pratica esportes como Ciclismo, Natação e Corrida de Rua. Atualmente poucos Personal Trainers dispensam seu uso.
O monitor de freqüência cardíaca proporciona uma maneira prática de medir instantaneamente a intensidade na qual está se exercitando. Desta forma, a pessoa é capaz de treinar sempre de maneira mais eficaz e de acompanhar com muito mais precisão o seu progresso. Eles fornecem um registro completo de sua freqüência cardíaca durante o seu treino e são bem mais precisos que outros métodos de medição manuais.
Monitores cardíacos são, portanto uma ajuda simples e efetiva ao treinamento. Exercitar-se dentro de uma zona de freqüência cardíaca específica (chamada apelos especialistas de ZONA ALVO DE TREINAMENTO) ajuda a assegurar que o indivíduo está treinando na intensidade mais segura para suas condições ou apropriada para obter os melhores resultados.
A diferença de custo dá-se principalmente em função dos recursos oferecidos pelo equipamento. Os modelos mais simples de frequencímetro exibem apenas a freqüência cardíaca. Monitores cardíacos com um pouco mais de recursos também dispõem de cronômetro e função que exibe se o atleta está ou não na zona alvo. Os modelos mais caros dispõem de muito mais funções como 2 cronômetros, programação para várias zonas alvo, tempo de recuperação, memória para armazenar os dados do exercício, capacidade de transferir os dados para o computador, etc.
Fonte:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/component/zoo/item/monitor-cardiaco