Os 10 melhores alimentos para acelerar o seu metabolismo

Publicado em 14/03/2017

Alguns alimentos podem acelerar seu metabolismo. Quanto mais acelerado, mais calorias você queima é mais fácil fica para você manter o seu peso ou acabar com a gordura indesejada.
 
1. Óleo de coco
Óleo de coco está se tornando cada vez mais popular.
Isto talvez porque o óleo de coco é rico em Triglicerídeos de cadeia média (MCTs). Isso é contrário a maioria das outras gorduras / lipídios, que geralmente contém alta quantidade de gorduras de cadeia longa. Ao contrário das gorduras de cadeia longa, uma vez absorvidos MCTs vão diretamente para o fígado para serem convertidos em energia, Isso os torna menos prováveis a serem armazenados como gordura.
 
2. Legumes e Leguminosas
Legumes e leguminosas, como lentilha, ervilha, feijão e amendoim, são particularmente ricos em proteínas comparados com outros vegetais. Estudos sugerem que sua alta quantidade de proteína faz com que o seu corpo queime uma boa quantidade de calorias para digeri-las, comparadas com alimentos pobres em proteína. Legumes também contêm uma boa quantidade de fibras, que seu corpo pode usar para alimentar as boas bactérias residentes no seu intestino. Por sua vez, estas bactérias amigáveis produzem ácidos graxos de cadeia curta, o qual pode ajudar o seu corpo a usar gordura armazenada como energia e manter os níveis normais de açúcar no sangue.
 
3. Alimentos ricos em proteína
Alimentos ricos em proteína, como carne, peixe, ovos, laticínios, legumes e castanhas, podem ajudar a aumentar o seu metabolismo por algumas horas. Eles o fazem por requerer em que o seu corpo utilize mais energia para digeri-los. Isto é conhecido como o efeito térmico do alimento(TEF, do inglês Thermic Effect of Food). Pesquisas demonstram que alimentos ricos em proteína são os que mais aumentam o TEF. Por exemplo, eles aumentam sua taxa de metabolismo em 15-30%, comparado a 5-10% dos carboidratos e 0-3% das gorduras.
 
4. Alimentos ricos em Ferro, Zinco e Selênio
Ferro, Zinco e Selenium executam papeis diferentes mas igualmente importantes no funcionamento do seu corpo. Entretanto, eles tem uma coisa em comum : todos três são necessários para a função regular da sua glândula tireoide, a qual regula seu metabolismo. Pesquisas demonstram que uma dieta muito baixa em Ferro, Zinco ou Selênio pode reduzir a habilidade da sua glândula Tireóide em produzir hormônios. Isso pode desacelerar o seu metabolismo. Para ajudar sua tireoide a funcionar da melhor forma possível, inclua alimentos ricos em Ferro, Zinco e Selênio como carne, frutos do mar, legumes, castanhas e sementes em seu menu diário.
 
5. Chá
De acordo com pesquisas, a combinação de cafeína e catequina que são encontradas no chá podem funcionar para acelerar seu metabolismo. Em particular, chá verde pode acelerar metabolismo de 4 a 10%. Isso pode adicionar uma queima extra de 100 calorias por dia.
 
6. Café
Estudos demonstram que a cafeína presente no café pode ajudar a aumentar a taxa metabólica em até 11%. De fato, seis diferentes estudos demonstraram que pessoas que consomem pelo menos 270 mg de cafeína diariamente, ou o equivalente a 3 xícaras de café. Além disso, cafeína pode também ajudar seu corpo a transformar gordura em energia e parece especialmente efetiva em aumentar a performance do seu treino. Entretanto, este efeito parece variar de indivíduo para indivíduo, baseado em características individuais como peso corporal e idade .
 
7.Pimentas
A capsaicina é um composto químico encontrado nas pimentas conhecidas internacionalmente como pimentas chili,elas podem acelerar seu metabolismo através do aumento do número de calorias e gorduras queimadas. Uma revisão com 20 estudos de pesquisa reportou que a capsaicina pode ajudar o seu corpo a queimar em torno de 50 calorias extras por dia. Esse efeito foi inicialmente observado depois de administrado 135-150 mg de capsaicina por dia, mas alguns estudos apresentam benefícios similares com doses mais baixas, 9-10 mg por dia.
 
8. Especiarias aceleradoras do metabolismo
Algumas especiarias são consideradas como as mais poderosas no processo de aceleração do metabolismo. Por exemplo, pesquisas mostram que dissolvendo 2 gramas de gengibre em pó em água morna e beber isto durante a refeição pode ajudar você a queimar 43 calorias a mais que apenas beber água morna por si só. Essa bebida quente com gengibre também parece diminuir a fome e aumentar a saciedade.
 
9. Cacau
Cacau é saboroso e pode também beneficiar o seu metabolismo.
Por exemplo, estudos em ratos demonstraram que extrato de cacau pode promover a expressão de genes que estimulam o uso de gordura como energia. Isso parece especialmente verdade em ratos alimentados com dietas ricas em gorduras ou em calorias.
 
10. Água
Beber água o suficiente é um ótimo caminho para se manter hidratado. Além disso, parece que beber água pode também temporariamente acelerar metabolismo em 24-30%.