Benefícios da pedalada - Listamos (boas) razões para você trocar o carro pela bike

Publicado em 10/09/2013

Benefícios da pedalada
Listamos (boas) razões para você trocar o carro pela bike
Por Kelisson Rodrigues

Você já pensou em, pelo menos uma vez durante a semana, deixar seu carro em casa e ir de bicicleta até o trabalho? Ou, em fazer um passeio pelo seu bairro com a magrela no fim de semana? Pedalar ajuda na conexão com a natureza, a livrar-se do trânsito caótico, contribui com o meio ambiente e, principalmente, melhora a sua saúde. Para o treinador da Equipe Life Training, Leandro Sandoval, andar de bike pode melhorar a qualidade de vida e te deixar mais saudável. Leandro lista alguns benefícios que somente uma boa pedalada pode proporcionar:

Melhora o nível de condicionamento físico

Pedalar com frequência ajuda a melhorar a força muscular, tonificando os músculos dos membros inferiores, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Ajuda a aliviar estresse e depressão

Com a energia gasta durante os exercícios de pedal, o corpo ativa a circulação sanguínea, além de circular melhor até o cérebro, e assim, diminuir sintomas, como ansiedade, tristeza, angústia e depressão.

Auxilia no emagrecimento

Em uma hora de pedaladas, cerca de 600 calorias são queimadas (em média). O exercício aliado a uma boa dieta, pode gerar uma boa perda de gordura corporal e, também, o emagrecimento.

Diminui a incidência de doenças ligadas ao sedentarismo

Mantendo uma prática regular de pedal, você conseguirá diminuir triglicérides, regular a pressão arterial, diminuir gordura abdominal e colesterol total. Logo, também pode evitar doenças, como diabetes, derrames e enfartes.

Ajuda a melhorar a qualidade do sono

Com o pedal, o corpo irá liberar uma grande quantidade de endorfina e serotonina. Com isso, há um maior relaxamento em repouso, e melhora da noite de sono.

Regula a pressão arterial

Pedalar ajuda muita na regulação da pressão arterial, com isso diminui o fator de risco para doenças coronarianas.

Fonte: http://www.ativo.com/Esportes/Pages/beneficios_da_pedalada.aspx